Pesquisar

05 março 2014

Tempo de Carnaval. Mas pra quem?

Dentre algumas definições da palavra "carnaval", esta é uma delas:

"Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C... Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. As associações entre o carnaval e as orgias podem ainda se relacionar às festas de origem greco-romana, como os bacanais (festas dionisíacas, para os gregos). Seriam festas dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio para os gregos), marcadas pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne."

Observando essa definição, vemos que desde a sua origem até os dias de hoje, o carnaval continua sendo a "Festa da Carne". 

Vejamos um pouco do que a Palavra de Deus diz sobre a carne:

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13)

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." (Romanos 8:5)

"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser". (Romanos 8:7)

"Digo porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne". (Gálatas 5:16)

Tempo de carnaval? Não para você que entregou o comando de sua vida à Cristo e o tem como Senhor e Salvador.

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes. Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no dia do julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!" (Salmo 1).

0 comentários:

Postar um comentário