Pesquisar

05 janeiro 2014

Carta - Missionária Maria Perpétua



Queridos irmãos, graça e paz!
Segue abaixo as minhas notícias e meu agradecimento pela participação de vocês em minha vida e ministério em mais este ano que o Senhor nos deu. Assim como vocês têm orado por mim e o Senhor tem ouvido, vocês também são resposta de Deus para minhas orações, são meus companheiros de caminhada, pessoas que Deus tem usado grandemente para me sustentar com suas ofertas, orações e carinho. De coração, muito obrigada!
Que neste próximo ano o Senhor nos anime a continuarmos prosseguindo para o alvo, empenhados dia a dia na propagação de seu Reino e com corações desafiados a seguir com Ele até os confins da terra.
Até que Ele venha,
Maria Perpétua.

........................................................................

Manaus, 31 de dezembro de 2013.

       Graça e paz, irmãos queridos!
       Chegamos ao fim de 2013 e, graças ao nosso bondoso Deus, posso encerrar o ano compartilhando boas notícias.
       Cheguei a Manaus no último dia 19, depois de quase três meses na aldeia Kassauá. Tempo esse que foi muito precioso, com muitas coisas boas acontecendo e com muitas oportunidades de continuar vendo o cuidado especial de Deus sobre a minha vida e percebendo seu interesse pelo povo hixkaryana. Deixem-me destacar algumas coisas:
    Curso bíblico para pastores e líderes: O terceiro módulo desse curso aconteceu nos dias 07 a 15 de outubro e os participantes demonstraram o mesmo interesse em conhecer a Palavra de Deus para entender melhor sua vontade.
       Infelizmente, por mais que tenhamos tentado ajustar as datas, outras atividades ocorreram na mesma época e pessoas consideradas chave acabaram não podendo participar do curso, inclusive dois dos nossos intérpretes. Algumas pessoas das aldeias de baixo também não puderam chegar, por falta de gasolina para a viagem. Apesar disso, o curso foi bom e o resultado foi bastante animador, tanto para os hixkaryana, como para nós missionários, pois foi um tempo de grande aprendizado com o Senhor.
       Orem desde já pelo próximo módulo, que acontecerá em abril de 2014. Orem por direção do Senhor e por suprimento para os voos de entrada e saída dos missionários que ministrarão as aulas e também para os participantes que têm que se deslocar de outras aldeias até o Kassauá. E agradeçam a Deus conosco pelo privilégio de ensinarmos a Palavra de Deus a eles e pela graça de aprendermos junto com eles.
    Construção da casa: O missionário Gilvan Gomes entrou conosco na aldeia em outubro e, com sua disposição para servir e fazer o melhor para o Senhor, abençoou minha vida, melhorando a situação da minha casa. Gilvan, junto com alguns ajudantes hixkaryana, colocou cimento na varanda da frente da casa e colocou cerâmica no chão do banheiro, além de fazer algumas janelas, que deixaram mais claros tanto o banheiro quanto a cozinha.
       Gilvan trabalhou muito e saiu bastante cansado, mas sabe que contribuiu muito para minha alegria e conforto no Kassauá e, consequentemente, para o meu bom desempenho no trabalho que Deus tem posto em minhas mãos para fazer. Graças ao nosso Senhor por sua vida e por disposição para abençoar!
       Quanto à casa, ainda é grande a lista do que há para ser feito. Mas, a prioridade para os próximos meses é a troca do madeiramento do telhado e a construção de uma varanda nos fundos da casa. Orem, por favor, por suprimento do Senhor e por mão de obra para que isso aconteça.
    O livro de Rute e o trabalho de tradução: Enfim, o livro de Rute chegou aos hixkaryana! Foi gostoso ter nas mãos e entregar nas mãos do povo esse livro tão precioso. A confecção desse material exigiu bastante do nosso tempo e dos nossos esforços, incluindo o curso para tradutores indígenas, do qual Felipe e Abraão participaram. Mas, valeu e ainda está valendo muito a pena!
       No domingo em que parte dos livretos foi entregue, todos nós que participamos do processo de tradução, correção e verificação do livro fomos chamados à frente na igreja e os pastores hixkaryana oraram por nós, agradecendo a Deus por nossas vidas e pedindo que ele continue nos usando.
       Nossos consultores e os professores do curso de tradução também foram incluídos nessa bonita oração. Eu fui especialmente abençoada pelo modo como o meu trabalho entre eles foi tido como providência do Senhor para que eles tenham a Palavra de Deus em sua língua. Eu sempre fui muito bem tratada entre eles, mas depois desse dia as demonstrações de cuidado e de carinho em relação a mim se tornaram ainda maiores.
       Sobre a tradução, o último trimestre do ano não costuma ser produtivo, por ser a época de derrubada, queimada e plantio de roçados. Mas, a equipe indígena de tradução está tão animada por constatar que é possível — porque o Senhor tem tornado possível — que, mesmo em meio a tanto trabalho, eles conseguiram achar um tempo para a verificação do livro de Gênesis.
       Conseguimos ver do capítulo 1 ao capítulo 7, fazendo correções e trabalhando para tornar a tradução mais natural. Foi muito bom! Para o próximo trimestre queremos continuar até o fim do capítulo 11 e começar a verificação de compreensão desses primeiros capítulos do livro. Por favor, não deixem de orar por isso.
    Envolvimento com o povo: Gostaria de ter apenas coisas boas para contar, mas, infelizmente, isso nem sempre é possível. Izaquiel e Marilia precisaram deixar o trabalho hixkaryana novamente por um tempo, porque Marilia continua não se sentindo bem de saúde. Eles saíram logo após o curso que demos em outubro e, com isso, eu acabei ficando sem colegas a maior parte do meu tempo na aldeia.
       Porém, sendo que nosso Deus é tão gracioso, até isso ele usou de modo positivo. O povo foi muito atencioso comigo e fez de tudo para que não me faltasse nada e para que eu não me sentisse sozinha. E, de fato, eu não me senti. Ao contrário, me senti entre amigos e isso certamente foi o derramar da graça de Deus sobre a minha vida.
       Não nego que houve momentos bastante difíceis. Mas, Deus sempre foi minha força e não foi diferente dessa vez. Sou muito grata a ele por seu cuidado comigo e sou muito grata também a vocês pelas orações em meu favor. Sem dúvida, o Senhor as tem ouvido e atendido!
       Obrigada também por suas ofertas, que têm sido usadas por Deus para o meu sustento no campo, e pelo carinho de vocês, que faz muita diferença em minha vida. Que o Senhor continue abençoando e dirigindo suas vidas e dando aquela alegria e aquela certeza recompensadora, que só ele pode dar, do quanto vale a pena nos envolvermos nessa obra tão grandiosa!

Naquele que nos une para um grande propósito,


Missionária Maria Perpétua.

0 comentários:

Postar um comentário